A função da terapia de casal é tratar a comunicação entre as
partes, identificar o que contamina este relacionamento, encontrar novas ações
e fazer novos contratos. Será
possível que algumas vezes o terapeuta de casal solicite para que as partes
compareçam sozinhos. A finalidade será de facilitar a expressão de seus
sentimentos de forma que este conteúdo enriqueça a próxima sessão com a dupla.Também
é possível que quando uma das partes se recuse terminantemente de comparecer a
outra parte faça a terapia individualmente para que ela consiga recursos para
aplicar em seu relacionamento ou compreenda a função deste relacionamento em
sua vida.
Tudo começa com cupidos e termina com cupins
No inicio era tudo ótimo, mas agora as brigas não param, ou o que é pior, vocês nem brigam mais, o silencio impera quando estão a sós. Quando em grupo todos estão animados, mas sozinhos parece que “acabou o assunto”. Isso é sinal de que há mesmo é muita coisa na cabeça de cada uma, mas não está sendo expressada nem resolvida e os “cupins” do relacionamento estão consumindo internamente a ponto de um dia perceberem que a “casquinha” que sobrou não sustenta mais nada.
Tem briga que parece que tem lógica, afinal de contas dá para entender, mesmo que não concordemos, que uma pessoa não admitirá que a outra esqueça que marcou um compromisso, que chegue alcoolizado em casa, que tenha traído, etc.
Mas tem brigas que se parar no meio e perguntar “como isso começou?” ninguém lembra mais, “sei lá, acho que não gostou que eu comentei do caminho que ele fez”, “acho que ela se irritou quando eu disse que a outra blusa era mais bonita”, mas será que foi este o motivo da briga? Neste ponto você percebe que tem muita mágoa e insatisfação contaminando toda a qualquer rotina do dia a dia.
A hora certa para fazer terapia de casal
Quando percebeu-se que a comunicação travou. Quando um quer conversar o outro revira os olhos. Quando um está tão na defensiva que nega que haja qualquer problema. Esta é a hora de procurar um terapeuta de casais. Não deixe o problema se prolongar por muito tempo, pois a cada “tijolo” que você acrescenta no muro entre vocês ele ficará mais intransponível.
O homem resiste mais em fazer terapia de casal
De forma geral, e não absoluta, os homens tem receio de que o terapeuta de casal irá dar palpites ou conselhos – isso ele já tem de todos seus amigos de bar e de clube, e não adiantou nada.
Muitas vezes faz parte do papel da mulher explicar que o terapeuta de casal irá ajudar a identificar onde está o problema e descobrir formas de superação resolvendo os conflitos.
A mulher pode ter mais facilidade para introspecção e precisa mostrar ao homem das vantagens em ter um tempo dedicado ao relacionamento, onde não haverá telefones tocando, campainha chamando e crianças gritando.
Mas, em nossa clinica também há um grande número de homens que tem a iniciativa em agendar a terapia para o casal.
Terapia de casal “conserta” ou termina de vez o que está ruim?
Definitivamente há sempre o objetivo único de “consertar” o relacionamento na terapia de casal, mesmo que cheguem a conclusão de que o melhor relacionamento possível para este casal é o de cada um para seu lado.
A idéia da terapia de casal é compreender qual o melhor caminho para a saúde mental de ambas as partes. Creio que na maioria das vezes há possibilidade de reconciliação saudável, com novos comprometimentos de cada um, e um renovado estado de animo para manter o relacionamento.
Mas, muitas vezes um relacionamento resiste apenas baseado numa crença de que os casamentos são indissolúveis, que cada uma das partes deve suportar qualquer comportamento inadequado do outro sem questionar pelo bem da manutenção da relação, mesmo que isso aniquile todo o equilíbrio interno de uma ou mesmo das duas partes. Outras vezes uma das partes simplesmente não aceita o termino de algo, que já acabou há muito tempo, não simplesmente por sua característica dependente não permitir algo mais saudável como desenvolver sua própria personalidade.
Motivos mais frequentes para procurar terapia de casal
Traição sexual do homem.
Brigas em excesso.
Traição emocional da mulher.
Silencio em excesso.
Traição de ambos.
Agressões disfarçadas com ironias.
Traição da confiança.
Sexualidade.
Desconfiança de traição.
Falta de comprometimento de uma das partes.
Machismo e sua amiga inseparável ... traição.
Já deu para perceber que o ponto principal numa relação é a confiança, a quebra desta confiança faz com que tudo desmorone.
Terapeutas de casal nesta clinica
Dentro de nossa equipe há psicólogas especializadas em psicoterapia de casal. Você pode contar com várias opções de horários, com a competência e responsabilidade de nossa equipe.